Conheça 5 técnicas de desenhos indispensáveis para iniciantes

Conheça 5 técnicas de desenhos indispensáveis para iniciantes


Resultado de imagem para desenhista

Desenhar pode até parecer um processo fácil à primeira vista, mas atingir a maturidade de cada técnica não é algo tão simples assim.
Para se tornar um desenhista, é preciso estudo, dedicação e muito treinamento. Por isso, conhecer as principais técnicas de desenhos é essencial para essa prática.
Todo profissional ou aprendiz que se aventura pela área já precisou treinar e desenvolver algumas técnicas para alcançar seus objetivos no desenho.
Além de facilitar o trabalho, esse conhecimento permite um produto final com muito mais qualidade.
Para entender mais sobre esse universo, listamos a seguir 5 técnicas de desenhos e 5 materiais para desenvolver seus trabalhos artísticos. Acompanhe!

As 5 principais técnicas de desenhos para iniciantes

Muitos iniciantes na arte do desenho pensam que basta algum talento para ser um desenhista profissional, mas isso não é tão simples assim.
O conhecimento e a prática de diferentes técnicas de desenhos são muito importantes para desenvolver certas habilidades e se tornar um bom artista.
Nesse caminho, muitos me perguntam: é preciso aprender uma técnica para cada estilo de desenho? Não exatamente! Uma mesma técnica básica pode ser usada em diversos tipos de desenho, e cabe ao artista saber como aplicá-las.
É importante ressaltar que cada desenhista terá facilidades e dificuldades específicas com cada técnica — tudo vai depender do traço que você domina melhor. Mas isso não deve te desanimar.
Com estudo e prática, é possível desenvolver todas as habilidades necessárias para fazer um bom trabalho!
Vamos conhecer algumas técnicas de desenhos?

1 – Técnica para desenhar linhas retas à mão livre

Para começar, recomenda-se que o iniciante desenhe linhas com traços rápidos e retos.
Essa técnica serve para que você aprenda a ter mais segurança e confiança ao fazer seus desenhos, evitando tremer ou distorcer as linhas na hora H.

2 – Técnica para desenhar linhas curvas à mão livre

Se desenhar retas sem régua pode parecer difícil, desenhar linhas curvas com segurança é um desafio ainda maior.
Os desenhos artísticos possuem mais linhas curvas que retas, e é absolutamente indispensável treinar esse tipo de traço para desenhar com perfeição.
Para isso, sempre que puder pegue um papel e trace linhas curvas aleatórias, cada vez mais rápido.

3 – Técnica de formas

Depois de fazer os traços, é hora de pensar no desenho em si.
O primeiro passo dessa técnica é esquecer a imagem real — que tem de determinado objeto ou pessoa — e pensar em formas geométricas, como retângulos, triângulos, círculos, quadrados, elipses.
A partir daí, você passa a entender qual é a forma, o espaço, os contornos e os ângulos que o seu desenho deve ter.

4 – Técnica de sombreamento


Essa técnica é simples, mas, assim como nas outras, exige algum treino. Primeiramente, você deve decidir de onde vem a luz do seu desenho para saber exatamente onde deve sombrear. Uma dica é marcar na folha em que estiver desenhando a área que ficará iluminada. Assim, você saberá onde deve fazer o sombreado.
Para aqueles que têm dificuldade de esfumar direto, é possível usar a técnica dos traços, que se resume em fazer traços cruzados nas áreas que forem sombreadas para depois esfumá-los.
Outra maneira de usar essa técnica é fazendo as linhas de identificação. Para executá-las, basta desenhar uma linha no lugar onde existe a sombra — essa linha será a base para o sombreado. Primeiro, faça uma linha de identificação, e depois comece a aumentá-la para escurecer a parte sombreada do seu desenho.

5 – Técnica de luzes

Assim como a técnica de sombreamento, também existe uma forma de clarear o seu desenho — e é isso que chamamos de técnica de luzes! O material de uso é uma borracha, que você vai passar, de acordo com o contorno do desenho, nas áreas em que deseja reforçar a luz.
Mas antes de tudo, deve-se planejar onde serão as áreas iluminadas para que você use o branco do papel para compor o desenho.
Assim você aumenta o contraste e deixa seu desenho mais impactante.

Treino, Treino e Treino

Todas essas técnicas devem ser praticadas inúmeras vezes. Afinal, só saber como elas funcionam não é o suficiente para desenvolver suas habilidades manuais.
Traços, formas, sombreamentos e luzes devem ser aperfeiçoados, pois todos esses detalhes fazem a diferença no resultado final. Para isso, você pode usar bastante seu rascunho!
Solte a imaginação: pense, desenhe, apague, quantas vezes achar necessário.

Como treinar essas técnicas de forma correta?

Se você se interessou em treinar essas técnicas e quer um atalho para entender o passo a passo de cada uma delas, recomendo que conheça meu treinamento completo de desenho artístico para iniciantes.
Nesse treinamento não ensino apenas essas 5 técnicas a fundo, mas várias outras como Anatomia, Perspectiva, Composição, Criação de Personagens, Texturas, etc..
Para conhecer o conteúdo do  treinamento com detalhes, basta clicar no botão abaixo.




Conheça 5 técnicas de desenhos indispensáveis para iniciantes